Selo

A mediação está relacionada a pessoas, relacionamentos e comunicação. Significa dizer que é uma abordagem de questões interpessoais que permite aos seus participantes se emanciparem e planejarem sua convivência de forma cooperativa e responsável.

 

Todas as pessoas, desde o início da vida, possuem uma relação de dependência para com o outro. É a outra pessoa quem nos dá reconhecimento. O atendimento de nossas necessidades vem pelo outro. E quando isto não acontece, gera frustração. E até mesmo a perda de nossa identidade. Consequentemente a perda de nossa autoestima.

 

O trabalho da mediação é recuperar a autoestima das pessoas. Para isto, essa nova abordagem não se limita ao conflito, que é apenas momentâneo, mas a todo ser humano, em sua complexidade. Assim, a mediação, vista como teoria social de convivência, propõe uma mudança de paradigma:

 

Antes de pensar em resolver conflitos, buscar atender as pessoas.
Antes de discutir Direitos, identificar e atender as necessidades das pessoas.
Mudar o enfoque do passado para o futuro.
Não focar apenas às lideranças, mas na comunidade.
Não promover a dependência, mas a emancipação.
Não promover a colonização, mas o reconhecimento do outro, pelo outro.
Criar não somente uma justiça formal, mas buscar a satisfação e uma justiça cotidiana.

 

As pessoas são capazes de gerir sua vida de maneira responsável. Não precisam entregar a solução de seus problemas para que um terceiro venha resolver por elas. Não precisam depender do judiciário para tudo. É neste sentido que a mediação vem contribuir para a vida em sociedade.

Este selo significa a transcendência da responsabilidade individual de cada um para a responsabilidade social. Aquilo que eu faço reflete na vida das outras pessoas. Então, nós podemos cooperar, mesmo nas diferenças e divergências. E assim, construir o futuro.

Endereço 

Rua dos Abacateiros, Quadra 2, Nº 6. Jardim São Francisco
São Luís - MA


Contatos 

Email: mediandocmrc@gmail.com
Telefone: (98) 3304-1535

Links

Webmail 
Regulamento 
Controle de Processos 

Feedback

Fique à vontade para nos enviar ideias, reclamações e sugestões. Será um prazer receber o seu feedback.